O ano passado trouxe muitas mudanças inesperadas ao nosso dia-a-dia, e ficando mais tempo em casa era esperado que passássemos mais tempo online. E assistir a conteúdo de vídeo acabou ocupando uma grande parte desse tempo.
De acordo com o HubSpot, 71% das pessoas assistem a mais vídeos em 2021 do que há um ano atrás. Este aumento alarmante no consumo de vídeo apenas apoia ainda mais a necessidade de implementação de uma estratégia de marketing de vídeo para sua marca . Se você faz parte dos 83% dos profissionais de marketing e empresários que entendem a importância do marketing de vídeo e aumentariam sua confiança no vídeo se não fossem obstáculos como falta de tempo, recursos e orçamento, monetizar seus vídeos é o próximo passo.
O que é monetização de vídeo?
A monetização de vídeo são táticas que permitem que você ganhe receita pelos vídeos que publica online e isso o ajudará a obter mais milhas de seu investimento. Para não ser mal interpretado, a monetização de vídeos permite que você seja pago para conceder acesso a seus conteúdos individuais, seus espectadores ou sua plataforma. Então, como você pode aproveitar as vantagens da monetização de vídeo para sua marca? Aqui estão alguns exemplos.
Acesso aos seus vídeos, público ou plataforma
Assim como você paga por uma assinatura do Netflix ou do NFL Game Pass, você pode cobrar pelo acesso aos vídeos de sua marca ou à biblioteca inteira de conteúdo de vídeo. O YouTube costumava ser o preferido para essa abordagem em particular, mas plataformas como o Patreon se tornaram populares e permitem que marcas ou influenciadores criem plataformas de assinatura com facilidade.
Vídeos de streaming ao vivo – em sua própria plataforma ou plataformas de mídia social como Vimeo, Facebook, Instagram, TikTok , LinkedIn ou Twitch – podem ser monetizados com o uso de paywalls ou acesso por assinatura. A transmissão ao vivo também é incrivelmente lucrativa agora. O público passa três vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que a vídeos pré-gravados, com 47% das pessoas transmitindo mais conteúdo de vídeo ao vivo do que no ano passado.
Publicidade e marketing de afiliados
Sempre que você assiste a um programa online e o apresentador incorpora um anúncio em vídeo que menciona um produto ou empresa, essa empresa pagou por esse encarte. As marcas pagam ao anfitrião para publicar seu anúncio em vídeo na programação de seu programa para aumentar a conscientização e o interesse por seus negócios. Você provavelmente notou alguns influenciadores do Instagram ou criadores do TikTok postando conteúdo com um produto específico e um código de desconto na legenda. Esses são exemplos de publicidade (e mais especificamente, patrocínios) e marketing de afiliados, fornecendo ao usuário a oportunidade de gerar receita com seus vídeos publicados.
O marketing de afiliados se tornou um método de monetização extremamente popular – o segundo gerador de receita de publicidade com melhor classificação depois do Google AdSense – e tudo o que você precisa fazer para começar é vincular esses produtos e serviços externos em troca de uma comissão sobre cada venda. Affiliate Window e Sharesale são duas redes que oferecem uma plataforma para marketing de afiliados.
Existem inúmeros lugares onde você pode distribuir seu conteúdo de vídeo e várias táticas que você pode usar para gerar receita, mas nenhuma dessas opções será eficaz sem uma base sólida de estratégia de marketing de vídeo. A escolha de quais estratégias de monetização de vídeo funcionarão para você deve depender das necessidades de seu negócio e público a curto e longo prazo. Independentemente de qual estratégia você seguir em frente, ganhar uma receita adicional com os vídeos de sua marca colocará o dinheiro que você investiu na criação dos vídeos de volta em seu bolso.
Ainda tem dúvidas sobre como começar a fazer marketing de vídeo ou como obter o máximo de seu investimento em marketing de vídeo com táticas de monetização? Estamos aqui para ajudá-lo com uma consulta gratuita para descobrir a melhor abordagem de vídeo neste clima atual. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo WhatsApp para +55 (47) 99277-0111.